terça-feira, 24 de abril de 2012

CULTURA E EDUCAÇÃO UMA PARCERIA A CAMINHO DA CIDADANIA!

        Amigos e amigas, a super novidade que  trazemos até você é que o PONTO DE CULTURA CINEMA A CÉU ABERTO, com muito orgulho, firma parceria com o PROGRAMA ESCOLA ABERTA, para que alunos das regiões de SOBRADINHO, CEILÂNDIA E SÃO SEBASTIÃO, possam ter o curso de cinema!


        Esta parceria é muito bem vinda e já está em andamento em reuniões com as regionais de ensino, diretores, professores e coordenadores pedagógicos das escolas destas regiões.


        Para nós, do PONTO DE CULTURA  CINEMA A CÉU ABERTO, conhecer este projeto maravilhoso que é o  PROGRAMA  ESCOLA ABERTA, fez toda a diferença, pois não basta estarmos aplicando nosso curso de cinema , que já é uma coisa bem bacana para os alunos da região, mas  sim  aplica-lo com o apoio da Secretaria de Educação, seus profissionais e programas que trazem toda uma experiência e trabalhos incríveis junto aos professores e alunos, fazendo esta ponte e intermediação importantíssima!


        Por isso comemoramos agora a junção da CULTURA E EDUCAÇÃO   para que alunos destas cidades possam ter além de um curso de cinema, a oportunidade de ter uma profissão e trabalhar nesta área tão mágica e, ao mesmo tempo tão necessária.



Vamos conhecer um pouco mais dos nossos parceiros:


PROGRAMA ESCOLA ABERTA 
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO EM DIVERSIDADE







O Programa Escola Aberta-PEA, no Distrito Federal é coordenado pela Coordenação de Educação em Diversidade, e incentiva a abertura aos finais de semana de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia utilizada é estreitar a parceira entre escola e comunidade, ocupando criativamente o espaço escolar nos finais de semana com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração  de  renda  oferecidas  aos  alunos  e  à  população  do entorno. Baseia-se na solidariedade e no diálogo, no respeito às diferenças e no voluntariado. A proposta valoriza a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, contribuindo para fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento. A escola amplia a sua relação com a comunidade e, por meio da troca de saberes, pode  promover  um redimensionamento da sua prática pedagógica, tornando-se mais inclusiva e competente na sua ação educativa. 

A Coordenação de Educação em Diversidade - CEDIV, é vinculada à Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), e foi  criada em dezembro de 2011, com o intuito de fomentar nas instituições educacionais públicas do Distrito Federal, em articulação com outros órgãos governamentais e não governamentais, políticas públicas de inclusão de populações historicamente excluídas do processo educacional brasileiro. Compreendendo a diversidade como um conjunto heterogêneo e dinâmico de concepções e atitudes relativas às diferenças, sejam elas de origem étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, religiosa, do pertencimento a contextos socioculturais e das condições físicas e ou mentais de cada indivíduo. Trata-se, portanto, de realidade complexa, resultante de fatores objetivos e subjetivos, relacionados aos sujeitos e às interações produzidas nas relações sociais.

Dentro em breve amigos e amigas teremos mais noticias, fotos e vídeos  direto das aulas!!!!!

Agora, que tal dar um pulo no Blog do PROGRAMA ESCOLA ABERTA?!


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário